Merci d'etre parmis nous*Thank you for being among us* Gracias por estar entre nosotros*Obrigado por estar entre nós* Grazie per essere in mezzo a noi* Danke, dass Sie bei uns* Спасибо за то, что среди нас*Terima kasih kerana menjadi antara kita*私たちの間にいてくれてありがとう* شكرا لك لأنك بيننا

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Os Estilos Literários

.

A literatura significa uma concepção pessoal da realidade, fruto da experiência e da intuição. Cada autor tem suas preferências temáticas e linguísticas, cada época também as revela. A visão que os homens têm da realidade, a cada estágio da civilização, sofre profundas transformações.


Estudando-se a produção literária de uma determinada época, vemos que, apesar das diferenças individuais existentes entre os autores, alguns modos de trabalhar a linguagem e as concepções do mundo(representar a realidade) são semelhantes em certos grupos. De um modo geral, essas semelhanças permite-nos agrupá-los num estilo de época (também chamado estética, tendência ou movimento literário), possibilitando-nos compreender o comportamento literário predominante num certo período de tempo. Porém, mesmo influenciado pelas tendências de sua época, cada escritor tem características próprias; determinadas preferências quanto ao uso da língua e à escolha de temas, além de uma visão particular (elementos que caracterizam o seu estilo individual).


Quando novas gerações aparecem, a visão do mundo normalmente muda, pois nunca uma geração pensa exatamente como a anterior. Um escritor medieval não tratava dos assuntos nem utilizava a linguagem de um autor do Renascimento ou do séc. XIX. Além disso, entre uma época e outra da literatura, é comum haver uma fase de transição, um período em que o velho e o novo se misturam. Machado de Assis, por exemplo, durante certo tempo foi um escritor com certos traços românticos; depois abandonou-os, dando origem ao Realismo em nossa literatura.


A cultura evolui, a língua sofre transformações e, com o tempo, percebemos claramente que o mundo mudou. Tudo isso reflete na literatura(um processo contínuo, que se desenvolve acompanhando de perto as mudanças sofridas pela sociedade) , que permanece como registro vivo de uma época.


Para bem se compreender o estilo de uma época deve-se estudar, portanto, não só as obras dessa época como também a situação histórico-social em que surgiram, para que fique claro o significado dessa literatura naquele momento cultural. Também cabe uma observação: a divisão dos estilos literários não deve ser encarada como um processo rígido, com datas( recurso didático para facilitar o estudo) e limites estáticos, mas como simples pontos de referência, pois é impossível indicar com precisão quando termina ou começa um estilo.


De acordo com as diferentes concepções da realidade, podemos caracterizar uma literatura que retrata o homem submetido à luz da fé (Trovadorismo). Em seguida, mostra seu apego exagerado ao domínio da razão (Humanismo). Depois, acompanha-o na busca dos valores perfeitos( Classicismo ). Através do Barroco, apresenta a dualidade do ser humano entre os valores espirituais e racionais. O homem resolve, então, fixar a vida na simplicidade, e a literatura se propõe a expressar este contexto ( Arcadismo). Prossegue sua trajetória, e a emoção dirige a vida humana ( Romantismo). Novamente, o homem volta-se à submissão da razão, e a realidade será observada com objetivismo ( Realismo). Com o Simbolismo, razão e emoção se equilibram, e o homem do princípio do nosso século adquire uma visão das essências do mundo. No fim do percurso literário, a técnica e a máquina substituem as ações humanas. É o Modernismo, submetendo os seres à aceleração e à velocidade.

3 comentários: